domingo, 8 de março de 2015

Poque ir à Cusco?

Como de costume, combinamos para tomarmos café da manhã bem cedo. Queríamos aproveitar bem o dia. Porém, mesmo que não tivéssemos acordado tão cedo assim, a "orquestra" que iniciara às 04h da manhã na cozinha bem à frente do nosso quarto, não nos deixaria dormir até um pouco mais...

Considerada pelos Incas como um lugar muito especial e cósmico, a sede do Império Inca é apenas a porta de entrada para o que há de mais fascinante neste país: o Vale Sagrado e nosso tão sonhado Machu Picchu.

No centro da foto, a Plaza de Armas de Cusco

Antes de começarmos a descobrir os pontos turísticos de Cusco, é importante que você entenda o que acontece em cada temporada (meses do ano) para que possa programar melhor sua viagem. Escolhi ir no mês de setembro que é o final da temporada de turismo e, por esta razão, os lugares ficam menos cheio de turistas (principalmente em Machu Picchu). Porém, fique atento:

  • De janeiro à abril, costuma ser bem chuvoso.
  • Entre maio e agosto são meses mais quentes e com raras chuvas. 
  • No final de junho a cidade celebra a maior festa do ano: o solistício.
  • De junho à agosto é o intervalo onde acontecem eventos, fiestas, dias ensolarados e noites frias: o que faz deste período a alta temporada da cidade.
  • Novembro e dezembro são meses que costumam ter temperaturas que variam de 10 graus à -10 graus.

Cusco e seu artesanato vistos a partir de um mirante, próximo à cidade.

Isto posto, em uma primeira caminhada pela paradoxal cidade de Cusco logo percebemos que se tem uma coisa que o povo peruano não abriu mão foi dos seus costumes e tradições: artesanatos, teares e tecidos coloridos, roupas típicas, ruas estreitas e cheia de surpresas, comidas e temperos típicos, símbolos inca e religiosos, crenças, dialetos, entre outros... Tudo isso fará parte do seu universo ao descobrir Cusco.

Saindo da cidade, você encontrará as mais diversas paisagens: planície amazônica (nesta viagem descobri que os Incas queriam conquistar a Amazônia a partir de Machu Picchu, acredita?), picos andinos, sítios arqueológicos e montanhas... muitas montanhas. Para conhecer tudo isso, não sei quanto tempo você precisa. Mas, uma coisa é certa, quanto mais tempo você dedicar a esta região, melhor! Há como desbravar tudo por trilhas - a pé ou de bike, por rafting, de ônibus, de táxi, de carro, de helicóptero... Enfim: você é quem escolhe como quer descobrir os encantos de Cusco.

Bom, e a forma que eu escolhi para começar a desbravar a cidade foi a partir de um city tour, em um ônibus panorâmico que nos daria uma visão geral da forma mais fácil de circular pela cidade e nos facilitaria o entendimento dos mapas turísticos distribuídos nos hotéis e pontos turísticos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário